domingo, 31 de março de 2013

Tipos de poema - Forma


A poesia pode ser escrita de diferentes formas. Algumas rígidas, como o soneto e o Haicai; outras, nem tanto, como a poesia modernista.
Exemplos:
  • Soneto:  composição composta de 14 versos, com número variável de sílabas, sendo o mais frequente o decassílabo (dez sílabas) e cujo último verso (dito chave de ouro) concentra em si a ideia principal do poema ou deve encerrá-lo de maneira a encantar ou surpreender o leitor. [Fonte Houaiss]

O Soneto apresenta-se com 2 quartetos (estrofe com 4 versos)  e 2 tercetos (estrofe com 2 versos). 

Leia este de Florbela Espanca:

TÉDIO

Passo pálida e triste. Oiço dizer:
"Que branca que ela é! Parece morta!"
E eu que vou sonhando, vaga, absorta,
Não tenho um gesto, ou um olhar sequer...

Que diga o mundo e a gente o que quiser!
-- O que é que isso me faz? O que me importa?...
O frio que trago dentro gela e corta
Tudo que é sonho e graça na mulher!

O que é que me importa?! Essa tristeza
É menos dor intensa que frieza,
É um tédio profundo de viver!

E é tudo sempre o mesmo, eternamente...
O mesmo lago plácido, dormente...
E os dias, sempre os mesmos, a correr...


Para saber sobre métrica e rimas, há um excelente site que você pode visitar. É só clicar http://www.sonetos.com.br/escrever.php


  • Haicai:  Para conhecer sobre este tipo de poema clique aqui
viver é super difícil
o mais fundo
está sempre na superfície
Paulo Leminski
Pra ver e ouvir mais,  a obra de Leminski na voz de Arnaldo Antunes:


  • Acróstico s.m. Composição em verso cujas letras iniciais (às vezes as mediais ou as finais), lidas no sentido vertical, formam uma ou mais palavras, que são o tema, o nome do autor ou o da pessoa a quem foi dedicada a composição.
  • Felicidade maior que se 
    Instalou em minha vida 
    Luz que ilumina e me mostra o 
    Horizonte a seguir… Abrigo 
    Onde repouso meus 
    Sonhos, sem nunca pensar em desistir
Há, ainda, outras possibilidades. Para você conhecer um pouco mais:
  • poesia concreta - movimento na poesia do século XX que trabalhou `a exaustão a FORMA do poema. Experiência estética importantíssima como renovação do olhar para o poema e seu suporte.  Para saber mais sobre poesia concreta, acesse http://www.youtube.com/watch?v=QzA1zyIWNdg



Nenhum comentário:

Postar um comentário